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Marketing Multinível aprenda como recrutar

O que é o MMN?

Rodrigo Moneron      quinta-feira, 10 de março de 2016

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O marketing multinível, também conhecido popularmente como marketing de rede, é um conceito essencialmente novo, mas que já está surtindo incríveis resultados no mercado. 

O marketing multinível (MMN) representa, atualmente, quase 97% dos 32,18 bilhões de dólares faturados com vendas diretas em território norte-americano no último ano. No Brasil, que possui o quinto maior mercado de vendas diretas de todo o mundo, a prática começa a ganhar espaço e já vê os primeiros passos: 10% dos lucros de vendas diretas, no ano passado, foram representados pelo setor. 

Mas o que é marketing multinível?

De modo geral, o marketing multinível nada mais é do que um modelo comercial de vendas diretas baseado na distribuição de serviços e/ou bens. Porém, os ganhos neste negócio ocorrem de duas diferentes maneiras: 

1. Pela comercialização dos produtos e/ou serviços em questão – que podem ser cosméticos, acessórios, produtos automotivos, alimentos e muitos outros;

2. Pelo recrutamento de novos indivíduos para o modelo do negócio, que no caso se tornarão vendedores deste mesmo tipo de produto. 

Isso não é pirâmide?

Não. Isso porque, com o marketing multinível, mais de 70% dos rendimentos totais da empresa são advindos da venda dos produtos e/ou serviços por ela comercializados, ficando os 30% restantes para o recrutamento de novos participantes. 

Segundo um dos maiores profissionais e experts da área, Will Marks, é possível denominar o marketing multinível como um sistema de negócios que realiza a distribuição de serviços, produtos e bens como um todo. Porém, com a diferença de que quanto mais a rede de vendedores cresce, maiores são os lucros – tanto para os indivíduos que formam essa rede, como também para a empresa de modo geral. 

Por ser baseado em um modelo de vendas diretas, o produto em questão não passa por fornecedores, distribuidores e outros setores até que chegue ao consumidor final. Esse processo é muito mais rápido: o produto, assim que é fabricado, já passa direto para este consumidor – por meio de uma rede composta por vendedores independentes e que, por sua vez, também lucram quando “trazem” novos vendedores para o grupo. 

Sendo assim, o contato entre os compradores e vendedores da rede é um dos principais aspectos que caracterizam o marketing multinível, uma vez que essa interação é de grande importância para que a compra e venda de produtos, serviços e bens de consumo em geral possam acontecer. 

Atualmente, um dos mais famosos negócios que atuam com modelo de marketing multinível é a empresa Natura, líder no setor de cosméticos, maquiagens e acessórios em todo o Brasil. Sem estabelecimento fixo, as compras são realizadas pelo contato direto entre os revendedores da marca e o público-alvo interessado. Reuniões em casa, vendas de porta em porta e demais visitas realizadas pessoalmente são a base para realização das compras. 

Outros profissionais e especialistas na área de marketing multinível que também podem embasar o seu conhecimento sobre o assunto são: Richard Poe, John Milton Fogg, Leonard S. Hawkins, Don Faila, Robert Butwin, John Bremer, André Blanchard e Sérgio Buaiz.

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